13 outubro 2006

Paz

Na areia, lendo e olhando pras ondas onde minha loirinha surfava (entre um tombo e outro), pensando em tanta coisa e em nada. Quanto vale a pena deixar momentos assim pra serem vividos amanha ou depois?

Tanta gente espera um feriado pra ver o mar.. Pensamentos divididos, lá e aqui. Colocam rápido uma roupa de esporte e saem caminhar, aproveitam o tempo que podem ficar com os pés na areia. Pra se encher de coragem e voltar pro trabalho, ganhar uma grana boa e comprar um apartamentão beira mar. Quem sabe um dia a grana é suficiente pra viver no mar, num lugar mais calmo, pescando, surfando, numa fazenda.. Em qualquer destes lugares escolhidos para passar o feriado. Que cada pessoa tem o seu, não to falando só de mar.

Quanto tempo precisa esperar pra fazer o que quer? Quanta grana precisa ganhar pra dizer "isto é suficiente, isto me basta, com este tanto sou feliz". Tem limite? Ou seguem um caminho sem fim olhando no infinito a razão de tudo, sem saber como construir a ponte que leva até lá?

Não tem ponte.. Ou não tem que construir. Ela existe. Não sei explicar, nem tenho experiência pra tentar, só sei o que sinto e se pudesse, entregaria pra todo mundo um pouco do que ta aqui comigo.

"Um dia, Buda estava sentado em companhia de outros monges em uma floresta. Estavam prestes a começar um debate sobre o Dharma, quando um fazendeiro aproximou-se, parecendo muito transtornado. Ele disse que todas as suas doze vacas haviam fugido, e queria saber se o Buda ou os monges as haviam visto. Acrescentou que também possuía dois acres plantados com gergelim, os quais haviam sido devorados pelos insetos, e concluiu dizendo: Caros monges, acho que vou morrer. Sou a pessoa mais infeliz do mundo. O Buda respondeu: Senhor, não vimos suas vacas. Depois que o homem partiu, o Buda voltou-se para os monges e disse: Amigos, vocês são muito afortunados. Vocês não possuem nenhuma vaca."

Podemos limitar-nos a uns poucos projetos e executá-los com serenidade e alegria. Precisamos parar de destruir o nosso corpo e a nossa alma em favor da idéia de uma felicidade futura. Precisamos aprender a viver felizes no momento presente, a entrar em contato com a paz e a alegria que estão, neste momento, à nossa disposição. Temos que transformar este momento no mais maravilhoso ,momento, e podemos fazê-lo parando - parando de correr rumo ao futuro, parando de nos preocupar com o passado, parando de acumular tantas vacas.

THICH NHAT HANH
Mestre ZEN BUDISTA
Vivendo Em Paz

Mas cada um encontra sua maneira, a gente é tão diferente um do outro não? O caminho deve ser parecido, o objetivo provavelmente é o mesmo (ser feliz), mas a estrada pra chegar é escolhida por um e outro. Eu vou por aqui, você por lá. E que todos alcancem o que buscam =)