22 outubro 2006

Esporte

Por falar em esporte (lembrei no post do Oscar o sapinho sapão), bem sobre isto a gente falava ontem. Cada esporte mais doido não? Corrida, futebol, volei, atletismo, um monte.. tudo pra mim tem cara de esporte. Mas fala sério, tem uns que não tem.

Me perdoem os que praticam os que posso citar aqui, não é exatamente uma crítica, é tipo uma pergunta que sei que vai ficar sem resposta (ou sem resposta que me convença).

Fui até conferir na Wikipédia,desporto ou esporte é uma atividade física geralmente sujeita a determinados regulamentos. E passei pra atividade física, definida como qualquer movimento corporal, produzido pelos músculos esqueléticos, que resulte em gasto energético maior que os níveis de repouso. Mas qualquer movimento claro, é uma atividade física. Modernamente, o termo refere-se em especial aos exercícios executados com o fim de manter a saúde física, mental e espiritual; em outras palavras a boa-forma (na Wikipédia).

Passa pra boa-forma, tem como significado a expressão de valores agregados de saúde, beleza e disposição física e mental. Dizer estar em boa-forma, significa dizer que tudo está em ordem com a saúde, em decorrência estamos bonitos e atraentes.

Bem aqui chegou nossa conversa e a pergunta. Pesca por exemplo, é esporte? Depende né. Porque tem pescador que sai de casa com carro LOTADO de comida e cerveja, passa o dia bebendo, comendo e com a vara engatada num apoio, amaldiçoa o rio que não tem peixe. Volta pro trabalho na segunda e se perguntam qual é o esporte que ele pratica responde cheio de orgulho "Pesca". A pança óóóóó de bera =)

Mas sei que é esporte (assim, sei mais ou menos). E tem os que vivem disto, da pesca. Os que pescam pescam pra se distrair, a pesca recreativa. Tudo legal, nem to falando nada. Mas nem a Wiki sabe ainda o que é a tal da Pesca Desportiva. Não tem definição pra ela.

Xadrez.. Não estou criticando, mas não é bem uma maneira de manter a boa-forma. Tiro também. Certo que precisa de concentração, disciplina, habilidade. Mas se jogar 5 horas de Xadrez por dia ou praticar 5 horas de tiro, e no resto do dia sentar atras de uma mesa de escritório e trabalhar, eu tenho quase certeza que pode não estar em "boa-forma".

Os grandes jogadores de xadrez, os melhores atiradores, os pescadores de toneladas de peixes (não falo do pescador que sai com seu barco e traz pra casa o sustento da família, este admiro muito) podem até ler aqui e pensar "que anta esta mulher". Sou sim, bem anta.

Não acho fácil definir ou entender a definição de esporte. Mas pra mim vale uma coisa, faz assim, tecla ESPORTE em uma página de busca de imagem. E veja as primeiras imagens relacionadas. Isto é esporte.