18 outubro 2009

Novembro de 2003

"conversando com meu pai.. meu pai tem 67 anos, eu 38. nunca conversamos tanto como nestes ultimos tempos. de vez em quando a gente lembra de coisas tristes, em outras de coisas alegres, ou falamos de vida e de deuses, de infinitos, de planetas e de pessoas. de pessoas a gente fala muito mesmo. parece que em um dia a gente fala tanta coisa que nem cabe em um livro.

-filha, o que é o sol... como pode ficar lá queimando direto, o que é que queima lá?
-ah, pai... não sei, é gás, fica queimando.
-mas como nunca acaba? o sol se mexe?
-nao, fica paradinho.
-claro que nao...se ficar parado cai.
-nao cai. fica parado.
-é mesmo...porque uma coisa só cai se tem uma referência, cai de cima pra baixo, e não existe isto pro sol...então não cai...anda de lado...


(o pipo e o fábio me falaram que o sol é só gas helio queimando e que em quatro bilhões de anos ele não vai mais existir. pode?)

-filha, se Deus existe, ele deve ver tudo de barbaridade que acontece em um dia no mundo e deve pensar "minha nossa, que é que eu fui fazer". e se ele tá lá sentado no céu com todos os que morrem e vão pra perto dele, deve estar lotado por lá... porque lá ninguem morre... só entra gente, nunca sai...

-mas o sol é isto mesmo? é helio queimando? não tem um pessoal que pensa que o sol é deus? então.. to achando que é... quem foi lá perto ver que era helio que tem lá?

-se eu fosse deus, eu acabaria com a vida do diabo. o mundo seria tão lindo sem o diabo, né filha... porque deus nao destrói ele e deixa o mundo cheio de coisas boas... eu faria isto se estivesse no lugar dele... mas acho que ele não consegue, ele deve entrar em desespero quando olha pro planeta terra.

-como pode... deus precisa olhar cada homem, cada mulher e criança, cada flor, cada bichinho... ele precisa olhar tudo todo dia... até os micróbios, filha do céu, como é que ele consegue olhar todos os micróbios todos os dias... deus deve ter desistido deste mundo já.


e cada vez que converso com meu pai tem uma coisa diferente, uma idéia nova. hoje ele decidiu que no mundo existem duas forças, o bem e o mal. nem deus nem diabo. e que o mundo nunca teve começo. nunca vai ter fim. concordo com ele. sem saber, meu pai de vez em quando fala algumas coisas que parecem palavras que leio em livros de budismo (que ele acha maior besteira, mas respeita "cada um na sua, todo mundo está certo"). meu pai poderia escrever mil livros.

não é muito comum encontrar uma pessoa como ele. não é certo em tudo que faz, mas mesmo em seu jeito errado de ser, é uma pessoa inesquecível. para mim é.
"